Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de maio de 2012

A FAMÍLIA E O SEU IDOSO


Na Política Nacional do Idoso encontramos mais de 100 páginas, todas direcionadas ao bem estar do idoso, leis que protegem e beneficiam os Idosos do Brasil.

E claro fala-se muito sobre a importância da família, nos dois aspectos: da família que acolhe, protege e ampara e da família que se aproveita dos nossos velhinhos, como neste tópico:

 3. Espaço Familiar

Mais de 95% dos idosos residem com as famílias ou em suas próprias casas. Pelo fato de a família ser, no Brasil, o locus privilegiado de moradia e de cuidado dos idosos de todas as classes sociais, é preciso investir muito na sua competência para abrigá-los com respeito e dignidade. Embora possa parecer obvio à primeira vista, essa não é uma tarefa natural. Prova das dificuldades é o fato de que é nesse espaço que ocorre a maioria das violências físicas, psicológicas, econômicas e sexuais. O espaço familiar, portanto, merece ser foco de atenção em múltiplos sentidos: em termos de mudança cultural na forma de conceber a relação com a pessoa idosa; na preparação da casa para maior segurança; na formação de cuidadores familiares para os idosos dependentes; na proteção do Estado para as famílias que não têm condições de cuidar dos seus velhos.

Notem que em nenhum momento eles se lembraram de que muitas famílias vivem com os recursos conquistados ao longo de uma vida toda, que são suas aposentadorias.

Ações Estratégicas:
Fazer parcerias com a mídia (escrita, falada e televisionada) para colocar as questões do envelhecimento e o impacto desse processo nas famílias. Promoção de fóruns de discussão para famílias sobre a situação e a condição dos idosos em todas as capitais do país.
Criação e fortalecimento da rede de serviços de apoio às famílias que possuem idosos em seus lares (centro de convivência, centro de cuidados diurno, oficina abrigada de trabalho, atendimento domiciliar).

 Tudo isso é muito importante para nós familiares que cuidamos por anos a fio, mas nossa vida tem que continuar depois que eles nos deixarem, mas de que forma??? Se não existe nenhuma Lei que nos proteja.

 Só para concluir:

 “O fenômeno do envelhecimento no Brasil veio para ficar, configurando, ao mesmo tempo, uma conquista da qualidade de vida no país e um desafio que precisa ser enfrentado pelas famílias, pela sociedade e pelo Estado.”







Fonte parcial: Política Nacional do Idoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário